terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tecnologia “a favor da saúde”



Na década passada, a difusão dos implantes dentários na odontologia abriu novos horizontes para a substituição de perdas dentárias através da colocação de dentes artificiais.  Atualmente, essa “nova” tecnologia foi expandida para a ortodontia, com a chegada e a difusão dos mini implantes ortodônticos.
Os mini implantes ortodônticos diferem dos implantes tradicionais em vários aspectos, dentre eles a finalidade. Enquanto o implante “tradicional” visa uma implantação óssea para a colocação de um dente ou um grupo de dentes, os mini implantes são fixados para servirem de ancoragem esquelética para movimentos dentários através de aparelhos fixos totais ou parciais. Outro aspecto é o tamanho, eles têm o tamanho bastante reduzido, com comprimentos que variam de 4 a 12 mm e diâmetro de 1,2 a 2,0 mm. Por fim, os implantes tradicionais, com finalidade protética, são instalados por tempo indeterminado, ou seja, após a sua implantação não há previsão para removê-los, já os mini implantes ortodônticos são removidos após terem realizado suas funções ou ao final do tratamento ortodôntico.

Implante com finalidade protética (“convencional”

 






Mini implante ortodôntico


 








Com o advento dos mini implantes o ortodontista aumentou as suas possibilidades de tratamento, aumentando o sucesso em alguns casos específicos. Além disso, esse aparato possibilita maior segurança em alguns casos específicos, melhorando a eficácia do tratamento e em algumas vezes encurtando o tempo de tratamento.
Outro fator que têm possibilitado a difusão dessa tecnologia é o custo, que é bem menor do que de um implante com finalidade protética, e ao fato da cirurgia ter tempo de duração bastante reduzido

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Adeus ao "Freio de Burro"

Você provavelmente já viu ou ouviu falar do aparelho extra bucal (AEB), comumente chamado de “freio de burro”. Esse aparelho tem sido prescrito por muitos ortodontistas há mais de um século, em busca de um sorriso agradável e saudável.
O freio de burro é responsável por um dos maiores temores de quem precisa ir ao ortodontista. Durante décadas vários pacientes foram vítimas de chacota devido ao uso desse aparelho.
O aparelho extra bucal é indicado para correções dentárias e/ou esqueléticas e desempenha primorosamente sua função quando bem indicado e conduzido.



                   
O que muitas pessoas não sabem é que existem diversos aparelhos desenvolvidos para substituir o AEB em sua função de corrigir problemas dentários. Desde muitas décadas vários métodos e aparelhos foram inventados e implantados, mas mesmo assim o AEB continuou sendo amplamente utilizado devido a aspectos peculiares a esse “velinho” e ao fato da ampla experiência no seu uso.
A mais nova cartada na substituição do “freio de burro” deve-se ao aparecimento e a larga utilização de mini implantes ortodônticos. Esses são muito diferentes dos implantes dentários convencionais devido a sua finalidade específica, o tamanho extremamente reduzido e ao fato de serem removidos após terem exercido sua função.




                                  



O AEB ainda será visto por muitos anos, entretanto, a busca por novos métodos e aparelhos é uma constante e provavelmente surgirá um aparelho mais estético e tão versátil, eficaz e prático como o nosso querido “freio de burro”.